O relatório apresenta os 101 municípios mais populosos do Brasil, organizados de acordo com as melhores condições para empreender, e foi produzido pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). O ranking é feito desde 2014.
O ICE apresenta a classificação geral e sete rankings, em áreas determinantes para o desenvolvimento do ambiente de negócios. São eles: Ambiente Regulatório, Infraestutura, Mercado, Acesso a Capital, Inovação, Capital Humano e Cultura Empreendedora.
As cidades que ocupam as primeiras posições no ranking geral de 2023 são:
Ranking geral
1º São Paulo (SP)
2º Florianópolis (SC)
3º Joinville (SC)
4º Brasília (DF)
5º Niterói (RJ)
6º Boa Vista (RR)
7º Curitiba (PR)
8º Rio de Janeiro (RJ)
9º Macapá (AP)
10º Goiânia (GO)
Cultura empreendedora
A pesquisa avalia o engajamento na atividade empreendedora, incluindo o conhecimento sobre os processos de abertura de empresas. Essa avaliação foi realizada por meio da frequência de busca de informações em relação a aspectos ligados ao empreendedorismo e às empresas locais, nos últimos cinco anos. “Um dos temas de busca levados em consideração na pesquisa foi o empreendedorismo feminino, porque sabemos da importância das mulheres para o desenvolvimento econômico, social e sustentável. Além disso, entendemos que o ICE 2023 pode contribuir para esse debate”, argumenta Kamyle Medina, coordenadora-geral substituta de Pesquisa da Enap.
A ferramenta de buscas utilizada foi o Google Trends e os maiores engajamentos em tópicos de pesquisas na internet sobre empreendedorismo foram registrados em Boa Vista, Macapá e Palmas.