Na última segunda-feira (1), a polícia prendeu no Arquipélago do Bailique – distrito de Macapá -, após denúncia, uma quadrilha acusada de furtar gado.
Segundo informações, os suspeitos estavam em três embarcações e haviam subtraído animais de uma fazenda localizada na Vila Progresso.
Policiais militares do Batalhão Ambiental (BA) foram para o local e realizaram diligências. As buscas resultaram na localização de um dos barcos. Dentro dele foram encontrados 17 animais, sendo 12 reses de gado e cinco cavalos, de propriedade da fazenda alvo da quadrilha.
Os suspeitos foram detidos e levados à base da corporação na região. Depois de serem interrogados e identificados, eles foram liberados.
“Não houve tempo hábil para a lavratura do flagrante em razão do crime ter ocorrido na madrugada da noite anterior. Mas telefones celulares, GPS’s, anotações, e todo o material necessário foram apreendidos. Nós achamos também o local onde eles fizeram um curral improvisado para embarcar os animais e a embarcação que ficou encalhada. A partir de agora esse inquérito vai tramitar com muitas informações e com certeza teremos muitos desdobramentos com essas investigações”, assegurou o delegado Geral da Polícia Civil (PC), Cezar Vieira, que acompanhou as atividades
Durante a ação, os policiais capturaram um indivíduo que tinha dois mandados de prisão em aberto por furto e roubo. Vieira disse que o elemento integra o grupo crimino especializada em furtos de gados naquela região.
“Esse foragido está sendo transportado para Macapá para que seja feito todos os tramites legais. As vítimas já foram identificadas e também estão em deslocamento para que a gente possa tomar os depoimentos delas”, disse o delegado geral.
Além da Polícia Militar e Civil, o Grupamento Tático Aéreo (GTA) participou da ação.