A ação é um desdobramento das operações Alfaiate e Godzilla
A Força Tarefa de Segurança Pública (FTSP), composta por policiais federais, civis, militares, rodoviários federais, penais e agentes da Sejusp, deram cumprimento, na manhã desta quinta-feira (23), a mandados de busca e apreensão nos bairros Cidade Nova, Jardim Felicidade e Residencial Jardim Açucena. Ordem judiciais, como buscas e mandados de prisão preventiva, também foram executadas dentro do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), em Macapá.
De acordo com informações, a ação é um desdobramento das operações Alfaiate e Godzilla l, deflagradas, respectivamente, em dezembro de 2022 e janeiro de 2023, e que teve como principal objeto, o combate à comercialização de armas de fogo.
Durante a investigação, a polícia identificou membros de uma facção criminosa e autores de diversos delitos que , inclusive, já foram alvos, anteriormente, da Força Tarefa de Segurança Pública. Eles também são investigados por furto de motores de popa, roubos, homicídios, porte ilegal de arma de fogo, associação para o tráfico de drogas e comercialização ilegal de armas.
A FTSP identificou, ainda, que os criminosos, além de contarem com a ajuda de parentes e amigos, para o armazenamento do material ilícito, são comandados por lideranças de dentro da cadeia.
Os líderes das organizações criminosas, que são internos do Iapen, planejavam os furtos e roubos, assim como a compra do armamento e o seu local de destino, usando membros da facção, até então livres, para as negociações.
Os investigados poderão responder pelos crimes de comércio ilegal de arma de fogo e integrar organização criminosa. Se condenados, poderão ser sentenciados em até 20 anos de reclusão.