A edição 2023 dos Jogos Escolares Amapaenses de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos está sendo marcada como uma das mais acirradas dos últimos anos. A competição, que iniciou no dia 10 de junho, já concluiu 80% das disputas tanto na fase municipal quanto na estadual, onde mais de 2,8 mil alunos já competiram.
Ao todo, estão participando 120 escolas públicas e privadas de 14 municípios do Amapá. Os Jogos são organizados pelo Governo do Estado e reúnem cerca de 5 mil estudantes-atletas.
Nesta edição, os Jogos Escolares Amapaenses foram divididos em duas etapas. A fase municipal conta apenas jogos na modalidade coletiva. Já a etapa estadual conta com atletas de todos os municípios inscritos.
Até o momento, já foram realizadas as disputas estaduais de atletismo, badminton, judô, natação, tênis de mesa e xadrez, além das etapas municipais das modalidades coletivas de Macapá, Laranjal do Jari, Oiapoque e Mazagão.
“Os Jogos Escolares são especiais. A gente tem a oportunidade de competir as vezes com colegas de turma e escolas. Além de ganhar uma vaga para lutar fora do Amapá. Esta sem dúvidas é uma das competições mais importantes para nós alunos”, disse a judoca Fabrícia Costa.
Os Jogos seguem nesta semana com as etapas municipais de Santana, Tartarugalzinho e Serra do Navio. Já a partir do dia 25, iniciam as disputas nas modalidades de ciclismo, karatê, tiro com arco, triathlon, vôlei de praia e wrestling, em Macapá.
“Fico muito feliz de ver o quanto os nossos jogos foram bem recebidos pelas escolas de todos os municípios. Em Laranjal do Jari e Oiapoque, que são cidades bem distantes da capital, tiveram as suas quadras lotadas. Isso mostra o quanto o nosso desporto vem crescendo no estado e vamos trabalhar para melhorar ainda mais”, comemorou o secretário de Desporto e Lazer, Rudney Cunha.
As secretarias de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) e de Educação (Seed) são as organizadoras da competição. Os campeões receberão medalhas, troféus e ganham a chance de representar o Amapá nos Jogos Escolares Brasileiros de 12 a 14 anos, e nos Jogos Escolares da Juventude de 15 a 17 anos, que acontecerão no segundo semestre deste ano.