Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

GEA apresenta política de manejo florestal para países da União Europeia

O governador do Estado, Clécio Luís, vai mostrar a política de manejo florestal sustentável implantada no Amapá para embaixadores da União Europeia, que reúne 27 países. O encontro será nesta quinta-feira, 25, na sede da Embaixada da Áustria, em Brasília (DF).

O convite partiu do embaixador austríaco Stefan Scholz, que visitou o Amapá em novembro do ano passado e se surpreendeu com o sistema de manejo do conceito à prática. O diplomata estreitou laços com o Governo para buscar cooperação em prol do desenvolvimento socioeconômico e da preservação do meio ambiente.

“Minha visita ao Amapá foi uma verdadeira descoberta. A apresentação de fatos e números sobre o sistema de Manejo Florestal Sustentável do estado é fantástico, desde o conceito até a prática, me ajudou a compreender melhor o papel do Amapá como líder nacional no ramo”, destacou Scholz.

Amapá é referência no manejo

modelo desenvolvido no Amapá é referência no Brasil e no mundo. Um dos exemplos é o maior projeto de manejo florestal de base comunitária do país, gerido pela Associação dos Trabalhadores do Assentamento Agroextrativista do Maracá (Atexma), em Mazagão. Nessa iniciativa, o uso da floresta é feito de forma inteligente, por meio do estudo de quais árvores serão exploradas, e com responsabilidade social, ofertando a “Bolsa Floresta”.

“Não é desmatamento, é manejo. O Governo sabe o que tem dentro por meio do inventário e pode controlar a área. O risco de ter alguém tirando madeira de forma ilegal vai pra zero e o que é produzido é feito de forma legalizada. Esse é um dos projetos que vamos apresentar aos embaixadores, com o objetivo de mostrar como o Amapá é uma terra de oportunidades e que as pessoas que aqui vivem merecem os investimentos que estamos buscando”, citou o governador.

Fortalecendo as relações internacionais com o continente europeu, o encontro terá a presença de embaixadores no Brasil de países-membros da União Europeia, como Portugal, Croácia, Suíça, Noruega, Bélgica, Finlândia, Irlanda e Itália.

Políticas ambientais

Entre os estados da Amazônia Legal, o Amapá garante o menor índice de desmatamento com uma redução de quase 15% entre 2022 e 2023. Além do manejo florestal, também serão apresentadas outras políticas aplicadas pelo Estado, como as que foram apresentadas pelo governador na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2023 (COP28), em Dubai.

“Quanto mais transparência sobre como os projetos funcionam, mais a gente ganha credibilidade, não só para o mercado, mas para o mundo entender que é possível olhar a Amazônia a partir do seu ativo florestal, mas também sabendo que aqui moram pessoas”, destacou Clécio Luís.

A expectativa é criar uma conexão entre os países e debater as possibilidades de cooperações econômicas e investimentos em diferentes projetos.

“O Amapá busca se apresentar à comunidade internacional como um estado que cumpre acordos ambientais e climáticos, mas também que precisa e quer se desenvolver. Estamos abertos a parcerias que possam impulsionar e transformar o nosso potencial em realidade”, ressalta o secretário de Estado de Relações Internacionais e Comércio Exterior, Lucas Abrahao.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe um comentário

Outras Notícias