Com menos de 30% do público vacinado, Governo do Amapá convoca população a se imunizar contra a Influenza

A vacinação contra a gripe ainda permanece com baixa cobertura no Amapá. A adesão da população está em menos de 30%, muito distante da meta anunciada pelo Ministério da Saúde (MS) no início da campanha, que é de 90% entre os grupos prioritários. Após abastecer as salas de vacinação dos municípios, o Governo do Estado convoca a população a se imunizar contra a Influenza.

Das 16 cidades do estado, apenas seis têm mais de 50% da população vacinada. Tartarugalzinho atingiu 72,50% do público prioritário, em seguida vem Itaubal com 69,87%; Serra do Navio com 56,97%; Cutias que vacinou 55,45% dos moradores; Oiapoque com 51,30% e Calçoene que imunizou 51,07% da cidade.

Os dados são do Sistema de informações do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI) atualizados na terça-feira, 23, e divulgados pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS). O levantamento mostra ainda que apenas 28,62% dos trabalhadores da saúde estão vacinados, enquanto os idosos compreendem 27,27% e as crianças, 25,50%.

“A vacinação começou de forma antecipada nos estados da Região Norte. No Amapá, estamos vacinando desde novembro do ano passado. Precisamos que a população atenda aos chamados dos municípios e se vacine, principalmente aqueles que fazem parte dos grupos prioritários”, ressaltou Claudia Monteiro, superintendente da SVS.

Qualquer pessoa pode procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e se vacinar, porém, a campanha tem como público alvo, grupos prioritários como crianças, idosos, gestantes, profissionais de saúde, professores e pessoas que apresentam algum tipo de comorbidade.

A mobilização tem como objetivo fortalecer a imunização dos amapaenses durante o inverno amazônico, período de maior circulação viral e transmissão da gripe na região e estende-se até o dia 29 de fevereiro.

A vacinação contra a Influenza é anual e evita o agravamento da doença. A gripe é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório e possui elevada transmissibilidade e distribuição global.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe um comentário

Outras Notícias