O Amapá recebeu nesta terça-feira (23), 32.695 metros cúbicos de oxigênio, o que equivale a 12 mil toneladas do insumo que vão abastecer os 30 novos leitos pediátricos que serão abertos no Hospital Universitário (HU-Unifap) a pedido do Governo do Estado, para atender pacientes com síndromes respiratórias.
“Como se trata de um hospital novo, esta era uma ação já prevista no planejamento de ampliação da unidade, mas que está sendo antecipada para dar apoio à emergência em saúde pública do estado e não tem relação com desabastecimento na rede local”, destacou o ex-ministro da Saúde e atual presidente da Ebserh, Arthur Chioro.
A Ebserh também enviará 15 respiradores, camas hospitalares e já publicou um edital convocando profissionais voluntários para se deslocarem para o Amapá por um período de até 20 dias.
Com todo o processo, incluindo a interligação dos tanques ao sistema do Hospital Universitário, a previsão é que eles estejam prontos para uso em até 48 horas após a chegada ao hospital.
“Com a chegada desses tanques, o HU terá disponível o oxigênio necessário para a abertura dos novos leitos pediátricos. Nós não estamos em desabastecimento de oxigênio, mas esse reforço de leitos é necessário por conta da nossa demanda, que está muito alta. Estamos lotados”, explica a secretária de Saúde do Amapá, Silvana Vedovelli.
O Amapá vive um surto de síndromes respiratórias, com o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) sendo o principal causador dos agravos em crianças abaixo de seis anos.
Desde o decreto de emergência em saúde pública, no dia 13 de maio, o Governo do Estado já disponibilizou 249 leitos, entre clínicos e de UTI, para internação de crianças, contudo, as unidades continuam superlotadas com o avanço do surto.
O Ministério da Saúde e a Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) prestam apoio ao Estado com material laboratorial, equipes de profissionais e pesquisadores.
NOTÍCIAS RELACIONADAS