Um acordo entre o presidente Lula, o ministro Alexandre Silveira (Minas e Energia) e o senador Davi Alcolumbre (União Brasil- AP) garantiu que a Equatorial possa receber repasses setoriais sem que a tarifa de energia seja reajustada.
Pessoas que participaram da conversas afirmam que o acerto foi intermediado por Silveira, importante aliado de Alcolumbre.
Em troca, Lula se comprometeu a preparar uma medida provisória que resolverá os problemas do Amapá. Por ela, será definido, por e exemplo, o recálculo dos valores dos ativos da distribuidora. Com o arranjo, a empresa poderá receber os valores do CDE (Conta de Desenvolvimento Energético) para equalização das tarifas de energia.
A decisão foi tomada nesta terça (26)pela diretoria da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), após intensas discussões entre representantes do governo, da companhia e da agência.
A Equatorial pede os reajustes a que tem direito desde o fim do ano passado. Se fossem aprovados neste momento pela Aneel, eles aumentariam a conta cerca de 40%.
Fonte: Folha de São Paulo