Moradores do conjunto habitacional Miracema receberam uma ação itinerante de saúde da Prefeitura de Macapá neste sábado (27). A iniciativa faz parte do Programa Saúde para Todos e garante que um número maior de moradores da localidade tenham acesso aos cuidados essenciais de saúde. Durante o mutirão realizado na Creche Municipal Profª. Marinei Uchôa, mais de 1mil atendimentos de saúde foram registrados.
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) ofertou consulta com pediatra e clínico geral, atendimento psicológico, nutricional, exames laboratoriais, testes para detecção de Infecção Sexual Transmissível (IST), e serviços odontológicos.
A iniciativa incluiu ainda vacinação, suplementação de vitamina A, e avaliação antropométrica para as famílias cadastradas no Bolsa Família.
Darlene mudou recentemente para a localidade e destaca a importância desta iniciativa na comunidade, visto que ainda está se familiarizando com o trajeto até uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência.
“Essa ação é muito bem-vinda para nós, pois, estando há pouco tempo na comunidade, ainda não me familiarizei totalmente para chegar facilmente a uma UBS. Contribui para manter nossa saúde em dia. Eu e minhas duas filhas passamos por todos os serviços ofertados”, disse a moradora do habitacional.
O programa Saúde para Todos faz parte de um conjunto de medidas desenvolvidas pela Prefeitura de Macapá, com a função de ampliar os atendimentos de saúde e assim evitar a sobrecarga de atendimentos nas UBSs.
“A descentralização dos serviços de saúde é essencial para distribuir o atendimento de maneira equitativa. Por meio dessas iniciativas itinerantes conseguimos aumentar a cobertura vacinal e realizar a atualização do cadastro das famílias beneficiadas pelo Bolsa Família”, afirmou a secretária de Saúde.
Saúde para todos
No início de 2024, a equipe multiprofissional da Semsa já percorreu localidades como Baixada Pará, distrito de Carapanatuba e Conjunto Habitacional Miracema, garantindo mais saúde e bem-estar a toda população macapaense. Ao todo, mais de 2.400 atendimentos foram registrados ao longo do mês de janeiro.