Média nacional é de 2,1 psicólogos/mil habitantes. No Amapá essa média é de 1,5.
De acordo com dados de Dezembro/2022 divulgados pelo CFP, o Brasil possui hoje 437 mil psicólogos. A proporção é de 2,1 profissionais para cada 1.000 habitantes. A unidade da Federação com maior proporção é o Distrito Federal (4,71) e o Maranhão é a unidade com menor proporção (0,69) seguido do Pará (0,71) e do Tocantins (1,10).
No Amapá estão cadastrados do Conselho Federal de Psicologia exatos 1.238 profissionais, uma média de 1,5 psicólogos a cada mil habitantes. A média mundial é de 11,0 nos países de alta renda, de acordo com relatório da OMS.
A psicologia vem cada vez mais ganhando importância na sociedade, principalmente após a recente pandemia do novo coronavírus e o isolamento social, que trouxeram a preocupação com a saúde mental para o debate público. Atualmente a procura o curso de graduação em Psicologia é cada dia mais crescente. O profissional da área possui um vasto cenário de atuação que vai desde o departamento de recursos humanos das empresas e organizações até o atendimento clínico de pacientes.