A reportagem feita pela rede Globo, começou a ser gravada em Julho, quando repórteres desembarcaram na capital e visitaram a comunidade Ipixuna Miranda, para destacar como ocorria a busca ativa de povos distantes, para atualização das cadernetas. As ações extramuros, são uma das estratégias que a Prefeitura de Macapá utiliza para alcançar as altas coberturas de imunização.
Em setembro, o Programa Nacional de Imunizações (PNI), completa 50 anos de existência. De acordo com o Ministério da Saúde, é considerado um dos mais bem-sucedidos programas de vacina do mundo e o responsável pela eliminação de doenças que, no passado, causaram milhares de vítimas no Brasil.
Como forma de lembrar esta data e comemorar os feitos do programa, o Jornal Hoje – noticiário exibido no folhetim global – apresenta, desde terça-feira (12) – uma série de reportagens sobre o tema, com objetivo de abordar a trajetória do programa e reforçar a importância da vacinação no país.
Na quinta-feira (14), foi ao ar o terceiro episódio da série, em que foi exibido, como as equipes de vacinação Itinerante da Prefeitura de Macapá, realizam buscas ativas de povos em comunidades ribeirinhas distantes da capital, como Ipixuna Miranda, para atualização da caderneta vacinal.
Esta é uma das maneiras que a gestão utiliza para imunizar a população e que se tornou destaque no telejornal. O município ainda adotada outras estratégias para alcançar pessoas e assim atingir a cobertura vacinal desejada, que são: abertura das salas de vacinas das unidades básicas de saúde (UBSs), para todos os públicos, durante toda a semana, instalações de pontos itinerantes nos finais de semana na capital e nos distritos, ações de multivacinação em creches, escolas públicas e particulares, pontos estratégicos de vacinação em locais de grande fluxo de pessoas, e vacinação nas residências para idosos e acamados com dificuldade na locomoção, através das equipes de atendimento familiar dos postos de saúde.
No mês de maio, em resposta ao surto de infecções causadas pelo vírus Influenza na capital, a Prefeitura criou o Programa Protege Macapá – Vacine Contra Gripe, com objetivo de promover ações para ampliação da cobertura vacinal e conscientizar a população da importância da imunização.
Por conta dessas ações, a capital chamou atenção ao se tornar exemplo para o Brasil, alcançando a meta de ser a primeira das capitais na Cobertura Vacinal contra a Influenza. Na época, a saúde municipal tinha o objetivo de imunizar 137.626 pessoas, no entanto, a força-tarefa entre as Secretarias Municipais de Vigilância em Saúde (SMVS) e de Saúde (Semsa), fez o município alcançar a marca de mais de 160.651 doses em apenas 15 dias.
Como resultado de toda a manobra em favor da população, veio o destaque nacional, uma recompensa ao gestor da capital e a equipe da SEMSA.
“Este reconhecimento televisionado em rede nacional é resultado dos intensos trabalhos que realizamos para vacinar toda a nossa população. A promoção da saúde para os munícipes é uma das prioridades da gestão. Temos ciência dos percalços que determinadas pessoas enfrentam para chegar a um ponto fixo de vacinação, uma vez que os ribeirinhos e residentes das zonas rurais moram em locais de difícil acesso. A solução foi a criação dos pontos itinerantes, que servem para buscar essa população que tem dificuldade de ir a uma UBS”, avalia o prefeito de Macapá, Dr. Furlan.