O Senador Davi Alcolumbre esteve ontem em audiência, junto com a bancada federal e o governador Clécio Luis, no Ministério das Minas e Enegias. Na ocasião Davi defendeu a exploração racional e ambientalmente respomsável do petróleo na Costa do Amapá.
“Como filho do Amapá, eu vou defender essa agenda no Senado Federal e no Congresso Nacional com todas as forças possíveis e inimagináveis. O estado pede socorro. E essa é uma possibilidade de alinhar tecnologia e experiência, reunir todas as condições de atuar de forma segura e sustentável, trazendo novos investimentos e oportunidades para o desenvolvimento da região e para o país”, declarou Davi
Na oportunidade, o ministro de Minas e Energia manifestou apoio à pauta, e garantiu que o assunto passa a ser prioridade para o ministério em busca de entendimento junto ao Governo Federal.
“O Ministério de Minas e Energia tem que ser visto como uma extensão do Governo do Amapá, estamos à disposição para o que for necessário e garantir desenvolvimento do estado”, pontuou o ministro, Alexandre Silveira.
A Petrobras aguarda desde o final do ano passado uma autorização para fazer o simulado de emergência na região amazônica da margem equatorial do Amapá, onde acredita haver grande potencial para descoberta de reservas comerciais de petróleo. Esse aval seria um passo inicial para uma posterior perfuração na área.
A licença ambiental é emitida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), porém, o documento ainda não foi expedido, impedindo a avaliação da estatal para saber o verdadeiro potencial no litoral.