Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Operação Infectus apura esquema de desvio de recursos públicos em Chaves-PA

O Gaeco, do Ministério Público do Estado do Pará, em ação conjunta com a Polícia Civil paraense, cumpriu 24 mandados de busca e apreensão nos municípios de Afuá e Chaves, no Pará, e Macapá, no Amapá.


Denominada de ‘Infectus’ a operação tem como objetivo, desvendar a autoria e materialidade de crimes contra a ordem tributária, lavagem de dinheiro, organização criminosa e fraudes em certames licitatórios, em esquema de desvio milionário de recursos públicos. De acordo com a investigação, os valores podem chegar a R$ 50 milhões de reais.


As fraudes aconteciam em licitações com uso de empresas de fachadas e laranjas. Entre os alvos da ação estão pessoas físicas e jurídicas com domicílio nos municípios de cumprimento da ordem judicial.


O centro da operação é a cidade de Chaves, localizado na Ilha do Marajó, onde o suposto esquema criminoso tem origem. Lá foram cumpridos três mandados de busca e apreensão em uma residência e nas sedes de duas empresas. Houve a apreensão de aparelhos celulares, documentos e oitiva dos investigados.


O delegado Eduardo Lima, que coordenou a operação, disse que o material será analisado e servirá de base para novas investigações.


Em Afuá, município que faz fronteira com o Amapá, as ordens judiciais tinham como alvo, também, endereços de pessoas físicas e empresas investigadas na denúncia.


Já em Macapá, a Polícia Civil amapaense e o Gaeco local auxiliaram nos trabalhos. Houve a prisão em flagrante de um casal por posse ilegal de arma de fogo. O homem seria o proprietário dos postos de combustíveis localizados em Afuá e Chaves, envolvidos nas fraudes licitatórias. Na ocasião um revólver e uma espingarda de grosso calibre, com numeração suprimida, foram apreendidos.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe um comentário

Outras Notícias

PL vai com Furlan em Macapá

O atual prefeito de Macapá, Antônio Furlan, anunciou em suas redes sociais que o Partido Liberal, atual sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro, estará em seu

Leia Mais »