Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Operação apura uso de nudes para atrair e extorquir vítimas em Macapá

A Força Tarefa de Segurança Pública do Amapá (FTSP) deflagrou na manhã desta sexta-feira (19), a Operação Illusion, com o cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão nos bairros Jardim Felicidade e Congós e um no Pavilhão F1 do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), em Macapá.

A ação é um desdobramento de uma Operação integrada realizada pela FTSP, que fez parte do planejamento estratégico para desarticulação e combate ao crime organizado, durante uma revista ocorrida em junho do ano passado na penitenciária.

A Força Tarefa identificou um grupo em aplicativo de mensagens que tinha como finalidade a prática do crime de extorsão. Os indivíduos se passavam por policiais civis e parentes de supostas vítimas de crimes.

A prática do crime se dava da seguinte forma:

  1. Um dos usuários do grupo criava um perfil falso em uma rede social,
    costumeiramente, o Facebook.
  2. O perfil falso supostamente seria atribuído a uma adolescente ou mulher, que entrava em contato com um alvo (potencial vítima), previamente identificado, e iniciava
    diálogo com ele.
  3. Com as conversas evoluindo e envolvendo a vítima, os criminosos, se passando pela pessoa do perfil, enviavam mensagens e fotos de cunho sexual.
  4. Após isso, entravam em contato com a vítima, se passando por policiais civis, e exigiam depósitos e transferências bancárias, mediante ameaças.

Foi possível identificar ainda, que o mesmo aparelho celular foi compartilhado entre vários presos do mesmo pavilhão, que usavam nomes falsos para o contato com as vítimas.

Os investigados poderão responder pelos crimes de extorsão e associação criminosa. Se condenados, poderão pegar uma pena de até 13 anos de reclusão mais pagamento de multa.

Fazem parte da Força Tarefa de Segurança Pública a Polícia Federal, PRF, PM, PC, Iapen e Sejusp. A ação de hoje contou ainda com a participação do Gaeco do Ministério Público Estadual.

Resultado Operacional

Durante o cumprimento de um dos mandados, no bairro Jardim Felicidade, com a chegada da equipe da Força Tarefa, o investigado pulou o muro da residência e tentou se esconder na casa dos fundos.

A equipe encontrou droga na casa do homem que foi preso em flagrante por tráfico de drogas. Ele já tinha passagem por tráfico de drogas.

No cumprimento do mandado de busca no bairro novo buritizal, a equipe da Força Tarefa encontrou 250 mil reais em espécie que foram apreendidos. No Iapen, foram apreendidos 3 aparelhos de celular.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe um comentário

Outras Notícias