Na noite desta quinta-feira (11), um idoso trocou tiros com militares do 12° batalhão, no município de Oiapoque, e levou a pior.
O confronto aconteceu em um ramal conhecido como Igarapé Grande, em Vila Vitória. A polícia recebeu um chamado para atender, inicialmente, uma ocorrência de ameaça, onde Onildo Andrade dos Santos, de 62 anos, estaria usando uma espingarda calibre 12 para intimidar moradores da região.
A informação repassada à equipe, era de que o suspeito estaria armando uma emboscada para pelo menos duas vítimas, inclusive, que teria efetuado disparos próximo a um balneário.
A Polícia Militar (PM) iniciou as diligências para localizar o idoso e já encontrou o mesmo detido por uma equipe da Polícia Federal (PF). Os militares então assumiram a ocorrência e foram até uma área de mata na tentativa de apreender a arma de fogo, mas não obtiveram êxito. Contudo, moradores locais encontraram vários cartuchos deflagrados.
Indagado sobre a espingarda e os demais cartuchos intactos, Onildo se negou a revelar onde estavam escondidos. As vítimas da ameaça de morte feita pelo homem de idade, optaram por não representar contra o mesmo. Por isso, ele foi liberado.
Hora mais tarde, a PM foi novamente acionada, pois Onildo voltou na casa de uma das vítimas e atirou várias vezes contra a mesma, que conseguiu fugir e pedir ajuda. Com a chegada da guarnição, o acusado que continuava no local com a arma nas mãos, não acatou a ordem de rendição e, ao se aproximar da equipe, apontou o armamento e efetuou um disparo contra os militares.
Sem alternativa, os PM’s precisaram revidar e Onildo foi baleado. Por se tratar de um local de difícil acesso e comunicação precária, a própria guarnição prestou socorro ao infrator e o levou até o hospital de Oiapoque, onde já chegou sem vida.
A espingarda calibre 12 e uma polchete contendo várias munições foram apresentadas no Ciosp daquela cidade. Na delegada, depois de averiguar a situação criminal de Onildo, os agentes descobriram que ele tinha passagens pela penitenciário pelo crime de estupro.