Novo tomógrafo começa a funcionar no Hospital Estadual de Santana

O Governo do Amapá iniciou os atendimentos para exames de tomografia no Hospital Estadual de Santana, após 40 anos sem um aparelho próprio na unidade. O investimento foi de R$ 1,4 milhão na aquisição do equipamento e mais R$ 250 mil na construção das salas de exame e comando. 

Com a capacidade de realizar até 100 exames por dia, o tomógrafo possibilita a agilidade do atendimento e diagnóstico na unidade. A princípio, apenas pacientes internados, de urgência e emergência, poderão realizar o exame. 

Antes do funcionamento efetivo do aparelho de imagem, os pacientes precisavam se deslocar até a capital, Macapá, para a realização do exame em uma unidade conveniada pelo estado, que, agora, receberá somente as demandas eletivas do hospital.

“Com o novo tomógrafo, o Governo do Estado passa a atender as demandas reprimidas em nossa unidade e agilizar o diagnóstico dos pacientes. É um ganho para o estado e, principalmente, para a população do município de Santana”, destaca a secretária de Estado da saúde, Silvana Vedovelli.

Antes do funcionamento efetivo para a realização dos primeiros exames, o hospital precisou passar por algumas adaptações na estrutura física e estrutural, como a construção de uma sala completamente adaptada para receber o aparelho, contendo uma porta blindada com chumbo para a proteção da radiação e um espaço para os técnicos acompanharem o exame.

Os profissionais da unidade de saúde passaram por capacitação para manusear o aparelho. Além disso, uma subestação elétrica foi instalada no hospital para garantir o funcionamento do tomógrafo, que foi adquirido com recursos de emendas parlamentares articuladas pelo senador Lucas Barreto. 

“É um aparelho que vai funcionar todos os dias e em todas as horas, atendendo os pacientes de urgência e emergência que dão entrada no nosso hospital. Era uma preocupação que tínhamos antes e que agora podemos focar em outras melhorias necessárias. É um grande avanço”, ressalta o diretor do hospital, Ismael Rodrigues.

Tomógrafo 

A tomografia computadorizada auxilia no diagnóstico por imagem de doenças e alterações em diversas partes do corpo. Além disso, é um procedimento não invasivo que combina o uso de raio-x com computadores especialmente adaptados.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe um comentário

Outras Notícias

PSB segue com Furlan em Macapá

O advogado Juliano Del Castilho assumiu nesta sexta-feira (01) a titularidade da Secretaria Municipal de Agricultura do município de Macapá. Juliano é filiado ao PSB/AP

Leia Mais »