Duas intervenções policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) foram registradas na tarde deste domingo (7).
A primeira ocorrência foi por volta das 17h, em uma área de pontes da avenida José Caetano, no bairro Zerão – Zona Sul de Macapá.
Segundo informações, uma equipe da companhia do Choque fazia patrulhamento pela região quando foi avisada por populares que um elemento estava em frente a uma residência exibindo uma arma de fogo. Os militares se deslocaram para o local indicado e avistaram o suspeito com as mesma características repassadas pelos denunciantes.
Ao perceber a chegada da polícia, o indivíduo correu paga dentro do imóvel, onde se abrigou. No momento em que os PM’s faziam o cerco na casa, foram surpreendidos com tiros. Sem alternativa, os policiais revidaram e o suspeito acabou alvejado.
O socorro médico ainda foi chamado, mas não chegou a tempo. O criminoso identificado como Pablo Eduardo dos Santos Nascimento, de 25 anos, conhecido como “Pablo Escobar”, morreu antes de ser atendido pelo Samu.
Pablo era dono de uma extensa ficha. Em seu curriculum criminal, constava uma sentença de mais de 12 anos de reclusão pelo crime de tráfico de drogas, além de porte ilegal de arma de fogo. Ele também era alvo de investigação em vários inquéritos policiais que apuram crimes de roubos.
A segunda troca de tiros, aconteceu na zona norte, por volta das 19h. Conforme relatório, militares da Ronda Ostensiva Tática Motorizada (Rotam), realizavam incursões na passarela da avenida José Lourenço de Sena, no bairro Novo Horizonte, quando avistaram um grupo de indivíduos armados. Quando os agentes da Segurança Pública tentaram se aproximar, o bando de dispersou e atirou em direção aos policiais.
Um dos suspeitos correu em direção a uma casa e foi perseguido pela equipe. Assim que fizeram o adentramento, o bandido elemento que estava em um cômodo, disparou contra os militares. Iniciou uma intensa troca de tiros e o bandido foi baleado. Ele não resistiu e morreu antes de receber atendimento médico.
Durante as buscas na residência que o mesmo estava, a polícia encontrou uma grande quantidade de substâncias entorpecentes (crack) e uma balança de precisão. O infrator foi identificado como Pedro Henrique Sena Soares, de 17 anos de idade.
Nos dois casos, a Politec fez a precisa e remoção dos corpos. Todo o material apreendido, assim como os armamentos – um revólver calibre 39 e uma pistola 9mm de uso restrito – utilizados pelos criminosos, foi apresentado no Ciosp do Pacoval.