Feirantes e moradores do bairro Fazendinha contam agora com um novo espaço para a venda de alimentos produzidos em Macapá. Neste sábado (26) a Prefeitura inaugurou a ‘Feira Verde’, um espaço coberto construído em pavimento que mede 279,57m², e inclui 24 boxes, banheiros feminino, masculino e adaptado para Pessoas com Deficiência (PCD).
A obra contou com recursos encaminhados pelo senador Randolfe Rodrigues, mais a contrapartida municipal, com valor total de R$ 400.804,00. A iniciativa estimula o desenvolvimento econômico sustentável da região.
O espaço possui áreas que atendem os empreendedores do Polo e mini polo da Fazendinha. No local será desenvolvida a atividade econômica relacionada a comercialização de frutas, hortaliças, legumes, macaxeira, ovos, plantas medicinais e ornamentais, entre outros produtos.
Conforme o Prefeito de Macapá, Dr. Furlan, a inauguração da feira impulsiona o empreendedorismo, fortalece a agricultura familiar e estimula o consumo de produtos produzidos na capital.
“A pedido dos produtores aqui da fazendinha, hoje estamos entregando um espaço que vai facilitar o escoamento de tudo que é produzido pela agricultura familiar local. A feira tem uma estrutura que garante conforto e segurança aos trabalhadores, além de gerar renda”, destaca.
A ‘Feira Verde’ faz parte do Plano Municipal de Feiras, um conjunto de obras destinadas ao fomento do empreendedorismo e da agricultura familiar em Macapá. A Secretaria Municipal de Agricultura (Semag) e Secretaria Municipal de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação serão responsáveis pela coordenação do espaço.
“Com a feira localizada aqui na fazendinha os produtores terão menos custos relacionados a logística, deslocamento e ao tempo de espera. Assim, eles poderão investir cada vez mais neste segmento e o produto chegará fresquinho à mesa do consumidor, com qualidade e segurança alimentar”, afirma Marciane Santo, Secretária da Semtradi.
Secretário Eduardo Fleury, reforça a importância de incentivar a agricultura familiar por meio de espaços que facilitam a comercialização do que é cultivado no município.
“A Feira atuará como vitrine para os produtores locais, que estarão presentes diariamente vendendo seus produtos. Macapá tem potencial para produção de alimentos, e a Secretaria de Agricultura está comprometida em oferecer suporte em todas as fases, desde o cultivo até a comercialização final”, disse o secretário da Semag.