Dois bandidos, considerados de alta periculosidade e linha de frente de uma organização criminosa atuante no Amapá, morreram na tarde desta terça-feira (11), após entrarem em confronto com militares do 2° batalhão.
A troca de tiros aconteceu na avenida Atas, no bairro Morada das Palmeiras, na Zona Norte de Macapá, por volta das 16h.
Segundo informações do subcomandante do 2° BPM, capitão Wendel, a equipe fazia patrulhamento pela região, quando se deparou com a dupla, que estava em uma motocicleta. Devido aos inúmeros roubos a estabelecimentos comerciais que vêm ocorrendo, os policiais desconfiaram da atitude dos indivíduos e tentaram fazer a abordagem. Porém, a ordem de parada, dada por meio de sinais sonoros, foi ignorada e os suspeitos empreenderam fuga.
“Ainda na BR 210 eles foram vistos e houve a primeira tentativa de para-los, mas eles logo efetuaram disparos contra a guarnição e saíram em alta velocidade. Foi feito o acompanhamento tático e os elementos continuaram atirando nos militares e, nesse ponto, aconteceu o confronto onde os indivíduos levaram a pior”, disse o oficial.
O socorro médico foi acionado. Contudo, quando Samu chegou, Rafael Soares da Silva Júnior, de 17 anos de idade, e Donizete Nazaré Santos, de 24, não apresentavam mais os sinais vitais. Com eles foram encontrados dois revólveres calibre 38, usados para abrir fogo contra os agentes da segurança pública.
Após levantamentos junto ao banco de dados da Justiça, foi descoberto que Donizete estava foragido do sistema prisional. Ele e Rafael, também conhecido como “Tio Caveira”, respondiam pelos crimes de roubo e homicídio. “Esses dois indivíduos eram os responsáveis pelos roubos, pelas execuções de rivais e, até mesmo, pelas mortes dos membros que não queriam colaborar com a caixinha da facção”, finalizou o capitão.