Ao todo, dezesseis deputados estaduais assinaram o pedido de abertura de CPI no âmbito da Assembleia Legislativa do Amapá. Através do requerimento 1583/2023 o deputado Roberto Góes (UB/AP) protocolou o pedido de instalação da comissão de inquérito.
Segundo Roberto, a CPI deve apurar os danos causados aos consumidores pela má qualidade dos serviços oferecidos pela concessionária de energia. Entre os motivos apresentados no requerimento para justificar a abertura da comissão estão os critérios para os aumentos no valor da tarifa de energia, a análise dos processos administrativos referentes aos benefícios financeiros dos consumidores causados pela queima de equipamentos eletrônicos, bem como as constantes oscilações e quedas de energia em diversos bairros, distritos e municípios do estado, sem que haja qualquer explicação.
Em nota, a CEA Equatorial esclarece que está à disposição para prestar todos os esclarecimentos possíveis e que tem trabalhado, desde a sua concessão, para garantir maior qualidade ao fornecimento de energia em todo o estado do Amapá.