Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Coração Azul: GEA e Ministério Público lançam operação contra poluição sonora

O Governo do Amapá lançou nesta quarta-feira, 24, a operação “Coração Azul”, em parceria com o Ministério Público do Estado. A ação busca combater e conscientizar a sociedade civil sobre os problemas que a poluição sonora causa em pessoas com autismo. A programação ocorre nos dias 26 e 27 de abril com blitz educativas e operações de fiscalização em Macapá. 

As pessoas autistas apresentam diferentes níveis de sensibilidade a ruídos extremos, podendo causar irritabilidade e agressividade até que se retorne para uma situação de calmaria. Para reduzir as ocorrências de sons altos, o Batalhão Ambiental da Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros Militar e Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) participam de maneira preventiva e ostensiva pela capital amapaense com ações integradas. 

“O objetivo da operação é primordialmente a conscientização da população em relação aos crimes que são cometidos com a poluição sonora, que afetam a sociedade como um todo, mas principalmente as pessoas autistas. Por isso, aproveitamos o ‘Abril Azul’, mês de conscientização sobre o autismo para lançar essa campanha”, explica Marcelo Araújo, da Secretaria de Estado da Segurança Pública.

A iniciativa surge após um aumento expressivo de denúncias de poluição sonora pelo Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes), que centraliza os serviços de urgência e emergência no Amapá pelos números 190 e 193. As maiores ocorrências são registradas aos fins de semana. 

“O Ministério Público procurou o Ciodes no final de dezembro, já que essas ocorrências ficam centralizadas conosco. A partir daí costuramos esse trabalho e aproveitamos o mês de abril para trazer essa discussão. O nosso debate é justamente para trazer a sociedade civil organizada para tratar essa temática em conjunto”, reforça o capitão e coordenador do Ciodes, Diego Alves. 

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe um comentário

Outras Notícias