A startup Engenho Café de Açaí, que é certificada com o Selo Amapá, foi destaque durante a segunda edição do Startup20, que acontece dentro do Web Summit até esta sexta-feira, 19, no Rio de Janeiro. O produto regionalizado conquistou os holofotes da imprensa nacional e atraiu o interesse de investidores do mundo inteiro.
A empresa é uma das mais de 200 certificadas com o Selo Amapá, que agrega valor aos produtos genuinamente amapaenses, sendo um exemplo do potencial empreendedor da região.
“É isso que nos queremos para o nosso estado. Nós buscamos no Amapá não apenas inovação tecnológica, mas também o desenvolvimento sustentável que gera negócios, empregos e oportunidades. É isso que nos enche de orgulho”, destacou o governador Clécio Luís.
O café de açaí é uma inovação que, além do sabor, traz benefícios sustentáveis. O caroço do fruto, quando desperdiçado inadequadamente, pode gerar prejuízos ao meio ambiente, causando impactos sérios. É justamente com isso que a startup trabalha, retirando o material nocivo das ruas e rios para o transformar em novos negócios na Amazônia.
“Hoje o ambiente de inovação do Amapá é extremamente favorável para quem quer inovar em tecnologia, desenvolvimento de novos produtos, sempre agregado ao meio ambiente. A gestão atual do Estado conseguiu unir todos os atores desse ecossistema em prol do desenvolvimento sustentável, e hoje as consequências disso são os surgimentos de novos negócios e a consolidação daqueles que já existem, como é o caso da Engenho”, explica o idealizador da empresa, Lázaro Gonçalves.
Startup20 Rio
O segundo encontro do Startup20, em 2024, no Brasil, tem como sede a cidade do Rio de Janeiro, e ocorre no período até quinta-feira, 18, dentro do Web Summit Rio, que é um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do mundo. O evento é organizado pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups) e reúne delegações dos países que fazem parte do G20.
No Amapá, o Startup20 reuniu 19 delegações dos cinco continentes para tratar de assuntos sobre o desenvolvimento verde e sustentável, transições energéticas de acordo com a compreensão do potencial revolucionário da bioeconomia.
Web Summit Rio
Com expectativa de reunir cerca de 30 mil participantes, a segunda edição do Web Summit no Brasil ocorre no Centro de Convenções Riocentro, no Rio de Janeiro, e terá mais de 600 palestrantes.
Considerado um dos maiores encontros de tecnologia e inovação do mundo, o evento vai reunir nomes importantes que vão da política até o setor tecnológico. Serão realizados debates em 18 trilhas temáticas.