![](https://sdbnews.com.br/wp-content/uploads/2024/01/WhatsApp-Image-2024-01-22-at-10.46.46-1-1024x576.jpeg)
O final de semana em pelo menos três cidades do Amapá foi marcado por diversas ocorrências, entre elas mortes por intervenção policial; homicídios e tentativas de homicídios.
Na noite de sexta-feira (20), por volta das 22h, um menor, de 17 anos, morreu em confronto com uma equipe do 4º Batalhão da Polícia Militar, na cidade de Santana.
Conforme relatório do Ciodes, os agentes realizavam patrulhamento ostensivo na Praça do Bairro Paraíso e ao se aproximarem do adolescente para fazer uma abordagem, o mesmo sacou uma arma de fogo e apontou na direção dos policiais, que revidaram, disparando contra o indivíduo que foi identificado, posteriormente, como “RB”.
O Samu chegou a ser acionado para prestar socorro ao menor infrator que acabou baleado, porém, ele não resistiu ao ferimento.
“Esse suspeito, ao ser avistado pela equipe virou de costas e andou rapidamente para trás do palco, em ato continuo, foi feito o acompanhamento tático do mesmo e quando foi dada voz de parada e ordem para que botasse as mãos na cabeça, ele virou de frente, sacando o armamento tipo pistola, colocando em risco a vidas dos policiais, que revidaram a injusta agressão”, disse um militar do 4º BPM.
Logo em seguida, às 23h, dois suspeitos também morreram em decorrência de uma intervenção policial. Desta vez com uma equipe do Grupo de Intervenção Rápida Ostensiva, a companhia Giro do Batalhão de Operações Especiais (Bope), que recebeu pedido de apoio da Rotam.
De acordo com informações, um bando criminoso, utilizando um veículo Siena de cor vermelha, estaria praticando diversos roubos no município de Santana. Ao tomar conhecimento da ação, os militares passaram a fazer diligências e localizaram o carro suspeito, mas o motorista empreendeu fuga, sendo acompanhado pela guarnição.
Na rodovia Josmar Chaves Pinto, próximo ao Igarapé da Fortaleza, o condutor perdeu o controle da direção e colidiu em um canteiro. Os ocupantes saíram do carro e correram para uma área de pontes. Foi feita incursões na região e, em dado momento, os PMs foram surpreendidos com tiros efetuados pelos indivíduos, dando início a um tiroteio, onde dois deles foram alvejados.
Vitor de Andrade Vitorino, de 22 anos, conhecido como “Vitinho”, e um segundo elemento que não foi identificado, morreram antes da chegada do socorro médico.
Vitinho, segundo a polícia, pertencia a uma organização criminosa e estava com um mandado de prisão em aberto, pelo crime de homicídio. Com a dupla foi encontrado um revólver calibre 38 e uma pistola ponto 40, ambos com numeração suprimida.
Nas primeiras horas de domingo (21), na passarela José Semeão, em Vitória do Jari, o 11º BPM foi acionado para averiguar um homicídio e encontrou a vítima caída ao chão, em meio a uma poça de sangue. Leandro Ferreira da Silva, de 28 anos de idade, foi atingido com golpes de arma branca e não resistiu. Um dos autores do crime foi apontado por testemunhas como sendo um homem chamado de Jhonatan Trindade Silva, que foi preso pela Polícia Civil, horas após o fato.
Populares relataram que vítima e acusado estavam bebendo juntos e tiveram um desentendimento. Depois da discussão, um Jhonatan foi à casa de um parente, pegou uma faca e retornou ao encontro da vítima. Os dois chegaram a travar lutar corporal.
Leandro usou um pedaço de pau para se defender, mas escorregou e caiu. Jhonatan, então, desferiu as facadas fatais.
![](https://sdbnews.com.br/wp-content/uploads/2024/01/WhatsApp-Image-2024-01-22-at-10.46.46-2-1024x576.jpeg)
Em Macapá, na Rua Emílio Medice, no Bairro Renascer – Zona Norte -, em uma área conhecida como Ponte do Baleia, Maurício Picanço Ribeiro, de 23 anos, o “Cego”, optou por enfrentar a equipe do Giro. O fato ocorreu por volta das 19h, quando estava os militares estava em patrulhamento e receberam uma denúncia anônima, de que nas proximidades, um elemento em uma bicicleta, estaria armado.
Após as informações, o patrulhamento foi intensificado nas redondezas, com intuito de localizar o suspeito, o que ocorreu logo depois, em um local chamado Área da Matinha, no Bairro São Lázaro, considerada pela polícia de grande risco , por ser dominada por uma facção.
![](https://sdbnews.com.br/wp-content/uploads/2024/01/WhatsApp-Image-2024-01-22-at-11.48.51-1024x576.jpeg)
Na tentativa de abordar o infrator, o mesmo correu para o interior de uma panificadora, não obedecendo a ordem de parada emanada pela guarnição e, ainda, sacou da cintura uma arma de fogo, com a qual disparou contra os militares. No revide, o meliante que já tinha sido preso pelo tráfico de drogas, foi alvejado. Com ele foi encontrado um revólver calibre 32 com numeração raspada, e cinco cartuchos, sendo dois deflagrados.
Cego, conforme as declarações policiais, era faccionado e responsável por execuções de rivais.