A Prefeitura de Macapá lançou no dia 2 de janeiro de 2024, o Projeto chamado Ecobarreiras ‘Redes do Bem’, que tem o objetivo de fazer a contenção de resíduos sólidos flutuantes para facilitar a remoção em canais da cidade. Em dois meses de funcionamento, o projeto já auxiliou na retirada de 24 toneladas de resíduos.
Iniciativa executada pela Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana (Semzur), reutiliza redes de pesca e garrafões de água mineral vencidos para isolar e remover o lixo jogado no canal.
Após as redes atingirem sua capacidade máxima, uma vez por semana, os resíduos presos na contenção são recolhidos pelas equipes da Zeladoria que fazem a destinação correta para o material.
As Ecobarreiras estão instaladas em três canais de Macapá, são eles: Canal do Muca, Canal do Perpétuo Socorro e Canal do Santa Rita.
O projeto também serve como instrumento para auxiliar no Plano de Inverno da Prefeitura de Macapá, que busca evitar transtornos como alagamentos e enchentes no período do inverno amazônico.
O titular da Zeladoria Urbana, Helson Freitas, fala da importância da iniciativa para ajudar na prevenção da obstrução de canais mediante materiais reciclados.
“É um projeto que usa como base a reciclagem. Através da reutilização dos garrafões, conseguimos diminuir o risco de esse material ser descartado de forma irregular e ainda evitamos que os resíduos jogados nos canais se espalhem e venham obstruir o escoamento da região, o que contribui para o nosso plano de inverno”, enfatizou.