
Os novos espaços inaugurados pelo Governo do Amapá há pouco mais de um mês no Hospital Estadual de Santana (HES), têm possibilitado a realização de diversos procedimentos em urgência e emergência. No período de 21 de dezembro de 2023 a 21 de janeiro de 2024, foram registrados 12,8 mil atendimentos.
O complexo hospitalar conta com pronto atendimento adulto e infantil, enfermarias e maternidade com UTI neonatal. Segundo o diretor do HES, Ismael Cardoso, com a ampliação dos espaços, o serviço de diagnóstico por imagem e a aquisição de equipamentos, foi possível intensificar a assistência à população santanense.

“Os investimentos do Estado foram fundamentais. As salas vermelha pediátrica e de politrauma adulto e infantil, por exemplo, ajudaram a reduzir o número de transferência para a capital. Também houve a entrega de aparelhos de ultrassonografia, tomografia, eletrocardiograma e raio x, além da modernização do complexo laboratorial que possibilita o diagnóstico no próprio hospital, dando mais resolutividade aos pacientes”, destaca o diretor.
Durante trinta dias foram registrados 8.162 atendimentos na clínica médica adulta; 3.179 atendimentos pediátricos; e 1.459 serviços de trauma. No mesmo período, foram realizados 31.474 exames laboratoriais.
“Esses são os primeiros resultados da entrega de um hospital moderno, equipado e bem estruturado para atender nossos pacientes e profissionais. Com muito esforço e trabalho coletivo, a gestão está mudando a realidade da saúde pública de Santana”, enfatizou a secretária de Estado da Saúde, Silvana Vedovelli.

Quem já precisou dos serviços foi a autônoma Alana da Cruz, que levou sua filha Pyetra, de apenas 2 anos de idade, para atendimento clínico e aprovou o acolhimento mais humanizado.
“É outra realidade né? Aquele hospital antigo era muito feio. Agora não, a gente se sente até mais acolhido. Trouxe minha filha aqui, chegamos e já fomos atendidas, está muito bom”, ressalta Alana.
Complexo Hospitalar de Santana
Inaugurado em 21 de dezembro de 2023 o novo complexo hospitalar que integra o Hospital Estadual de Santana, tem pronto atendimento adulto e infantil, enfermarias e UTI neonatal.
No pronto atendimento Raimundo Cordeiro da Rocha são 103 leitos distribuídos nas salas de medicação e observação do paciente, de decisão clínica pediátrica, de traumatologia, clínica médica, cirúrgica, farmácia, centro cirúrgico e UTI, além de ambulatórios, consultórios médicos e sala de gesso.
Uma nova maternidade também foi entregue, ela tem capacidade para 61 leitos, sendo 8 na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin) e o restante na Unidade de Cuidado Intermediário (Ucinco), sala vermelha, enfermarias e sala de decisão clínica.

“A nova estrutura foi um grande avanço para a assistência à população, que passa a contar com um atendimento mais ágil e resolutivo”, afirmou o ortopedista, Rodolfo Pinto.
Um dos atos mais significativos e simbólicos para a população de Santana foi a retirada das tendas que ficaram por três anos no hospital. Elas foram instaladas no período mais grave da pandemia e por conta da alta demanda, permaneceram para atendimentos de pacientes.
As obras do novo Complexo Hospitalar de Santana foram executadas com recursos do Tesouro Estadual, orçadas em mais de R$ 41 milhões. Desses, R$ 10 milhões foram investidos só em 2023, pela atual gestão do Governo do Estado.