Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Novo Hospital de Santana realizou 12 mil atendimentos no mês de abertura

Os novos espaços inaugurados pelo Governo do Amapá há pouco mais de um mês no Hospital Estadual de Santana (HES), têm possibilitado a realização de diversos procedimentos em urgência e emergência. No período de 21 de dezembro de 2023 a 21 de janeiro de 2024, foram registrados 12,8 mil atendimentos.

O complexo hospitalar conta com pronto atendimento adulto e infantil, enfermarias e maternidade com UTI neonatal. Segundo o diretor do HES, Ismael Cardoso, com a ampliação dos espaços, o serviço de diagnóstico por imagem e a aquisição de equipamentos, foi possível intensificar a assistência à população santanense.

“Os investimentos do Estado foram fundamentais. As salas vermelha pediátrica e de politrauma adulto e infantil, por exemplo, ajudaram a reduzir o número de transferência para a capital. Também houve a entrega de aparelhos de ultrassonografia, tomografia, eletrocardiograma e raio x, além da modernização do complexo laboratorial que possibilita o diagnóstico no próprio hospital, dando mais resolutividade aos pacientes”, destaca o diretor.

Durante trinta dias foram registrados 8.162 atendimentos na clínica médica adulta; 3.179 atendimentos pediátricos; e 1.459 serviços de trauma. No mesmo período, foram realizados 31.474 exames laboratoriais.

“Esses são os primeiros resultados da entrega de um hospital moderno, equipado e bem estruturado para atender nossos pacientes e profissionais. Com muito esforço e trabalho coletivo, a gestão está mudando a realidade da saúde pública de Santana”, enfatizou a secretária de Estado da Saúde, Silvana Vedovelli.

Quem já precisou dos serviços foi a autônoma Alana da Cruz, que levou sua filha Pyetra, de apenas 2 anos de idade, para atendimento clínico e aprovou o acolhimento mais humanizado.

“É outra realidade né? Aquele hospital antigo era muito feio. Agora não, a gente se sente até mais acolhido. Trouxe minha filha aqui, chegamos e já fomos atendidas, está muito bom”, ressalta Alana.

Complexo Hospitalar de Santana

Inaugurado em 21 de dezembro de 2023 o novo complexo hospitalar que integra o Hospital Estadual de Santana, tem pronto atendimento adulto e infantil, enfermarias e UTI neonatal.

No pronto atendimento Raimundo Cordeiro da Rocha são 103 leitos distribuídos nas salas de medicação e observação do paciente, de decisão clínica pediátrica, de traumatologia, clínica médica, cirúrgica, farmácia, centro cirúrgico e UTI, além de ambulatórios, consultórios médicos e sala de gesso.

Uma nova maternidade também foi entregue, ela tem capacidade para 61 leitos, sendo 8 na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin) e o restante na Unidade de Cuidado Intermediário (Ucinco), sala vermelha, enfermarias e sala de decisão clínica.

“A nova estrutura foi um grande avanço para a assistência à população, que passa a contar com um atendimento mais ágil e resolutivo”, afirmou o ortopedista, Rodolfo Pinto.

Um dos atos mais significativos e simbólicos para a população de Santana foi a retirada das tendas que ficaram por três anos no hospital. Elas foram instaladas no período mais grave da pandemia e por conta da alta demanda, permaneceram para atendimentos de pacientes.  

As obras do novo Complexo Hospitalar de Santana foram executadas com recursos do Tesouro Estadual, orçadas em mais de R$ 41 milhões. Desses, R$ 10 milhões foram investidos só em 2023, pela atual gestão do Governo do Estado.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe um comentário

Outras Notícias