Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Mais de 70 mulheres extrativistas são beneficiadas com sistema de energia solar no Arquipélago do Bailique

Mulheres extrativistas da comunidade do Limão do Curuá, região ribeirinha amazônica localizada no distrito do Bailique, a cerca de 180 km da sede de Macapá, receberam importante ajuda da Prefeitura para que as atividades não sejam impactadas pela falta de energia. Nesta terça-feira (27), o prefeito Dr. Furlan fez a entrega de um sistema completo fotovoltaico de energia solar, capaz de suprir as necessidades da associação.

Esse sistema vai impactar diretamente em melhores condições de trabalho, ampliação da capacidade de produção, armazenamento e aumento coletivo da renda, visto que a principal fonte é a extração do óleo de sementes do Pracaxi – produto fitoterápico conhecido pelo poder antiofídico e de cicatrização, que vem recebendo notoriedade nas indústrias de fármacos e cosméticos. Os equipamentos têm capacidade para funcionar 24h liquidificadores, ventiladores, freezer, geladeira, bebedouro e lâmpadas de LED.

Mais de 70 mulheres integram a Associação de Mulheres Extrativistas do Limão do Curuá (Amelc). Juntas, elas produzem cerca de 2 mil litros de óleo por safra. A Prefeitura de Macapá entende que o material repassado a elas carrega valor agregado. Com sistema eficiente de energia, elas podem conquistar outros públicos mais exigentes e abrir novos mercados, contribuindo com o desenvolvimento social e econômico das trabalhadoras e da comunidade.

“O extrativismo é um dos caminhos para o Bailique e vocês estão dando exemplo para a gente, de que é possível estar aqui, empregando e dando qualidade de vida para os seus filhos. Essa entrega representa o apoio da Prefeitura dentro da Associação de Mulheres que produzem óleo de Pracaxi e espero que possa impulsionar muito mais o desenvolvimento do trabalho”, pontuou o prefeito Dr. Furlan.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe um comentário

Outras Notícias