Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Macapá: frota de ônibus caiu 77% em 5 anos

Em 2018 a frota na capital era de 210 ônibus, Atualmente, são 50.

De acordo com levantamento publicado pela página AP URBE, a frota de ônibus de Macapá atingiu o menor número na série histórica dos últimos 13 anos. A atual frota de transporte coletivo da capital amapaense conta hoje com apenas 50 veículos.

Segundo o levantamento a frota de ônibus de Macapá atingiu seu ápice no ano de 2018, com 210 veículos. De la pra cá, a frota vem caindo ano após ano. Confira o gráfico:

grafico 1

Diversos fatores podem explicar essa queda tão acentuada na nossa frota de ônibus. Um deles é o uso de transporte alternativos pela população. O mototaxi e o transporte por aplicativo sem dúvida tiram passageiros dos coletivos. Estima-se que pelo menos 3 mil motorista trabalhem hoje através de aplicativos como Uber e 99Taxi em Macapá.

A Prefeitura de Macapá explica que vem trabalhando para melhorar os serviços de transporte público. Foi lançado um edital para a concessão e renovação da frota e a expectativa é que em até seis meses já haja uma definição sobre o tema.

Enquanto isso, a população padece com um serviço ruim e escasso. A população de bairros mais distantes, como Macapaba e Brasil Novo na Zona Norte, constatemente realiazam manifestações cobrando ônibus novos e um intervalo menor de um ônibus para o outro. “Aqui no bairro chega a demorar até 2 horas para passar um ônibus” conta Marina Cardoso, moradora do Brasil Novo.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe um comentário

Outras Notícias