As famílias vítimas de um incêndio que atingiu cinco casas no bairro Ambrósio, em Santana, no sábado, 5, receberam assistência do Governo do Amapá, que levou colchões e kits de alimentos, higiene pessoal e dignidade menstrual.
Os moradores também serão cadastrados em programas sociais. A Secretaria de Assistência Social coordenou as ações, e levou ainda apoio psicológico.
O Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM-AP), a Polícia Científica e a Defesa Civil atenderam a ocorrência, que não teve vítimas fatais. Das cinco famílias atingidas, três tiveram suas casas completamente destruídas pelo fogo, e duas tiveram danos parciais. totalizando 24 pessoas atingidas.
O secretário adjunto de Gestão da Assistência Social, Rarison Santiago, informou que, a partir desta segunda-feira, 7, mais suporte será ofertado para as famílias atingidas.
“Será feito pelo Governo do Estado o cadastro prévio das famílias no programa de transferência de renda, o Renda Para Viver Melhor e o Aluguel Social, por 90 dias”, explicou Santiago.
Raimunda Costa, de 38 anos, teve a casa onde mora com a família atingida pelas chamas. O incêndio começou por volta das 10h nas duas casas ao lado da dela. A dona de casa contou com a ajuda dos moradores para cessar o fogo, mas sem sucesso. Ela destaca a ação dos Bombeiros no local.
“Foi muito rápido. Eu estava dentro de casa, quando senti cheiro de fumaça, eu saí imediatamente. A chama era muito grande. Somente o Corpo de Bombeiros conseguiu conter o fogo”, relatou.
Além de Raimunda Costa, as casas de Jaide Rodrigues, Adriele Amoras, Dielma Melo e Raimunda Silva foram atingidas. Elas representam as cinco famílias e ficarão na residência de parentes para se abrigar até o início da semana.