Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Fortes chuvas causam alagamentos e danos materiais em Macapá; programação de Carnaval foi cancelada

Nesta terça-feira de carnaval (13), a cidade de Macapá registrou chuvas intensas de 50 a 100 mm/dia, com ventanias de 60 a 100 km/h. O prefeito Dr. Furlan, secretários municipais e comitiva estiveram desde o início da manhã auxiliando os munícipes afetados em áreas de maior risco.

O volume de chuva e o nível 3,5m da maré do Rio Amazonas contribuíram para alagamentos. Os pontos com mais incidências foram no canal do Beirol, canal das Pedrinhas, Cidade Nova, Perpétuo Socorro, Zerão, Universidade, Jardim Marco Zero, dentre outros bairros da Zona Sul e Norte.

Dr. Furlan, prefeito de Macapá, anunciou a assinatura de um decreto de estado de emergência para poder acionar os recursos necessários, com finalidade de reduzir os transtornos no município. “Nossa equipe segue espalhada pela cidade, em várias frentes de serviços, até a normalização do sinistro ocorrido nesta madrugada. Vamos trabalhar para normalizar tudo”, informou Dr. Furlan, chefe do Executivo Municipal.

Segundo o decreto, a situação de emergência se deve ao aumento considerável do volume e nível dos rios que compõem a Bacia Amazônica, que desencadeou com as últimas marés um forte impacto causado pela força das águas, provocando alagamentos e inundações. Além disso, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta laranja, indicando fortes chuvas com início às 9h de hoje, com fim às 10h do dia 14/02/2024. A próxima maré alta está prevista para as 17h56 desta terça-feira.

O decreto também prevê a desapropriação de propriedades localizadas em áreas de risco intensificado de desastre, considerando a depreciação e a desvalorização que ocorrem nessas propriedades, e sempre que possível, a troca por outras situadas em áreas seguras, e o apoio à comunidade no processo de desmontagem e de reconstrução das edificações em locais seguros.

A BANDA TEVE QUE SER ADIADA

Diretoria da A BANDA reunida para anunciar adiamento da programação

A programação do tradicional bloco de carnaval A Banda teve que sair adiada. Segundo os organizadores do evento, uma nova data será confirmada em breve. As equipes de segurança pública, entre eles Bombeiros e equipes de trânsito, que estariam a disposição do evento tiveram que se deslocar para atender as situações de emergência ocorridas devido às fortes chuvas.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe um comentário

Outras Notícias

CNJ afasta magistrado do Amapá

O ministro Luis Felipe Salomão, corregedor Nacional de Justiça, determinou o afastamento cautelar do juiz da vara de Execuções Penais de Macapá/AP, João Teixeira de

Leia Mais »