Um indivíduo identificado como Everton Lobato Pereira, de 28 anos de idade, morreu na tarde desta quarta-feira (3), ao resistir a prisão e trocar tiros com policiais militares do Batalhão de Força Tática.
A intervenção policial aconteceu por volta das 16h20, numa área de pontes da Travessa D, no bairro Pedrinhas – zona sul da cidade de Macapá.
De acordo com a Divisão de Relações Pública e Imprensa (DRPI) do batalhão, depois de receberem uma denúncia anônima, dando conta que membros de uma facção criminosa estariam intimidando e ameaçando moradores com armas de fogo no local, as equipes se deslocaram para fazer diligências na região.
Durante as incursões pelas passarelas, os PMs se depararam com Everton que, armado, passou a efetuar disparos contra os policiais, dando início a um intenso tiroteio, onde o mesmo acabou alvejado.
Na tentativa de salvar o criminoso, os militares chamaram o socorro médico, mas quando o Samu chegou, constatou “Chavoso”, como também era conhecido o meliante, não apresentava mais os sinais vitais.
Com ele foram encontrados uma pistola calibre 9mm, 36 munições intactas do mesmo calibre, um rádio comunicador e várias porções de substâncias entorpecente, dos tipos cocaína e crack.
Outra equipe de Força Tática conseguiu prender, em outro ponto da ponte, Yuri Teixeira dos Santos, de 21 anos, e Luane Antunes dos Santos, de 24. Segundo a polícia, o casal estava com uma pistola calibre 380, 25 munições do mesmo calibre, carregador, um rádio comunicador, e porções de drogas dos tipos crack e LSD. A mulher ainda tentou se desfazer do material, jogando o mesmo no lago.
Depois de apresentar Yuri, Luane e os produtos apreendidos, a polícia constatou que a pistola que estava em posse de Everton, era fruto de um latrocínio – roubo seguido de morte -, ocorrido em outubro de 2021, no mesmo bairro.
Na ocasião, um tenente do Exército Brasileiro e o pai dele, José Marques Maciel Lisboa, foram baleados após terem sua casa invadida e resistirem ao assalto. O senhor foi alvejado com um tiro na cabeça e não resistiu. O militar chegou a passar por procedimento cirúrgico e correu risco de morte.
A Força Tática disponibiliza o disque denúncia por meio do whatsapp 99157-3131.