Durante a Caravana Federativa do Governo Federal que iniciou nesta quinta-feira, 3, no Amapá, o governador Clécio Luís entregou à Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) ptojeto com as principais demandas da população do Arquipélago do Bailique, Distrito de Macapá. O documento com mais de 80 itens será utilizado pelo órgão para captar investimentos para o desenvolvimento da região na costa do estado.
“Voltamos a acreditar no trabalho da Sudam pela reformulação que ela passou no último ano. Temos feito um esforço para potencializar as vocações do Amapá, buscando investimentos para setores como a pesca, o turismo e a mineração. A Costa do Amapá tem uma riqueza enorme, e esse plano fundamenta isso. Confiamos que a Sudam vai nos ajudar a estruturar melhor o Bailique”, pontuou o governador.
Entre os mais de 80 itens elencados no documento estão a necessidade de investimentos para combater, principalmente, a salinização da água do Rio Amazonas, o fenômeno das terras caídas, a construção de uma fábrica de gelo e a profissionalização da pesca da região.
Uma segunda etapa do documento mapeado por técnicos do Governo do Amapá, validada com a comunidade, será entregue ainda neste mês de maio à Sudam. O plano será utilizado para captar recursos junto a ministérios e bancos públicos e privados.
A pedido do Governo do Amapá, a Sudam incluiu a região do distrito de Macapá no chamado Plano Integrado de Desenvolvimento Sustentável dos Arquipélagos do Marajó/PA e Bailique/AP.
“Estamos muito felizes de estarmos aqui. O Amapá tem contribuído bastante com o fortalecimento da Amazônia. Esse encontro destaca o que a região está enfrentando neste momento. Esse plano é exatamente para enfrentarmos e pensarmos juntos e, ao mesmo tempo, fazer chegar investimento para aquele que mais precisa, que é o nosso povo da Amazônia”, ressaltou o superintendente da Sudam, Paulo Rocha.
Entre os mais de 80 itens elencados no documento, foi citada a necessidade de investimentos para combater, principalmente, a salinização da água do Rio Amazonas, o fenômeno das terras caídas, a construção de uma fabrica de gelo e a profissionalização da pesca da região.
Uma segunda etapa do documento mapeado por técnicos do Estado e validada com a comunidade será entregue ainda neste mês de maio à Superintendência. O plano será utilizado pela Sudam para captar recursos junto a ministérios e bancos públicos e privados.
Caravana Federativa
Criada em 2023, a Caravana Federativa chega ao Amapá para a 9ª edição, após passar pelos estados da Bahia, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Tocantins, Maranhão, Ceará, Paraíba e Pernambuco. O evento aproxima os estados e municípios do Governo Federal, através da troca de informações e articulações de ações conjuntas. A programação, voltada para gestores do Amapá, acontece nesta quinta-feira e na sexta-feira, 3, no Parque de Exposições da Fazendinha.