Um adolescente identificado como Abnel Monteiro de Almeida Júnior, de 16 anos, morreu na tarde desta quinta-feira, 18, depois de trocar tiros com uma equipe da Ronda Ostensiva Tática Motorizada (Rotam) do Bope, na Zona Norte de Macapá. A intervenção policial aconteceu na Rua José de Alencar, no bairro São Lázaro.
Segundo informações , os militares foram ao local averiguar uma denúncia anônima, que dava conta da presença de integrantes de uma organização criminosa no lugar. Ainda conforme a denúncia, o bando estaria armado e fazendo o tráfico de drogas na região.
Assim que adentraram o lugar conhecido como “Matinha”, os PMs visualizaram três suspeitos com armas de fogo em punho. O trio recebeu os policiais a tiros, dando início ao primeiro revide e, em seguida, fugiu.
“Eles se dispersaram, mas nós continuamos fazendo as diligências. Há duas quadras do início da entrada do bairro, um dos suspeitos invadiu uma residência, onde morava uma senhora e duas crianças autista. Acreditamos que, possivelmente, ele iria pegá-los para fazer refém, porém, com a nossa aproximação, ele novamente disparou contra a equipe que foi forçada a revidar a injusta agressão”, detalhou o tenente Eliatan Rodrigues, responsável pela equipe.
No tiroteio, Abnel foi alvejado e morreu antes da chegada do Samu. A Polícia Militar disse que o adolescente já tinha passagem pelo de crime análogo a roubo e era integrante de uma facção. Nas redes sociais, o mesmo costumava postar fotos ostentando armas de fogo e, até mesmo, rádio comunicador.
Antes de remover o corpo de Abnel, a Polícia Científica do Amapá (PCA) fez o trabalho de perícia no local da intervenção. Os outros dois suspeitos conseguiram escapar. Uma pistola calibre 9mm, usada pelo adolescente para abrir fogo contra a Rotam, foi apreendida e apresentada no Ciosp do Pacoval, juntamente com a ocorrência, para as devidas providências.