A Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DR-CCIBER), com o apoio da Polícia Penal, deu cumprimento a mandado de busca e apreensão nas dependências do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen).
Durante as buscas foram apreendidos um celular, 175 porções de entorpecentes e mais duas pedras contendo pasta base de cocaína.
De acordo com a delegada Áurea Uchôa, a operação é o desdobramento de investigação envolvendo os crimes de extorsão, por meio de mídias sociais, e organização criminosa para aplicação de diversos golpes na internet.
Os envolvidos realizavam contato com as possíveis vítimas através de redes sociais, mandando vídeos e fotos de mulheres, supostamente, menores de idade, em estado de nudez. Assustadas, as vítimas questionavam a situação e, logo em seguida, eram ameaçadas e extorquidas por indivíduos que se passavam por policiais. O dinheiro obtido das vítimas era repassado a membros de grupo criminoso que estão fora do sistema penitenciário.
A DR-CCIBER, na primeira fase da operação, ocorrida em novembro de 2023, realizou a prisão de envolvidos, inclusive em flagrante.