Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Governo lança Novo Amapá Jovem com show da cantora Lexa

O Governo do Estado lança neste sábado, 13, o novo Amapá Jovem, que foi totalmente reformulado para ampliar os atendimentos do segmento nos 16 municípios. A reformulação é uma proposta do Plano de Governo, que busca garantir o protagonismo e a capacitação através do programa, além da inserção no mercado de trabalho e melhora da autoestima dos jovens amapaenses.

A reformulação garantirá mudanças no valor da bolsa paga, com ajustes que irão contemplar todas as novas modalidades do programa. Os valores variam de R$ 250 a R$ 1,4 mil, a depender do eixo de inserção do beneficiário. 

Entre as novidades estão seis eixos de trabalho, que envolvem jovens inseridos nas diversas realidades sociais e econômicas. O novo programa propõe, ainda, uma política social e de transferência de renda transversal, com atendimento de públicos, como juventude do campo e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas.

“É uma reformulação total, pensada nas realidades da nossa juventude e no que queremos para o futuro desse público. Estamos trabalhando pelo fortalecimento da base educacional, técnica e psicológica para garantir a construção de um caminho que nos ajude a inseri-los no mercado de trabalho com dignidade e potencialização do que temos no Amapá”, reforça a secretária da Juventude, Priscila Magno. 

Ampliações

A nova estruturação do programa garantiu a ampliação dos valores pagos aos beneficiários nos seis eixos formulados, sem que isso represente novos custos aos cofres públicos.

Os valores tiveram ajustes de 150% no valor das bolsas pagas, além da ampliação de vagas em programas como Amapá Jovem Universitário e no Amapá Jovem Estagiário, que terão ampliação para até 400 e 700 vagas, respectivamente.  

Novo Amapá Jovem

O programa tem o objetivo de promover a inclusão social e econômica de jovens vulneráveis, entre 15 e 29 anos, no estado do Amapá. A estratégia envolve o acesso à educação, capacitação profissional e oportunidades no mercado de trabalho, buscando reduzir o desemprego, favorecer a reintegração social e fortalecer o bem-estar mental dos participantes.

Show

O Governo do Estado preparou uma grande festa de lançamento do novo Amapá Jovem. O evento contará com show nacional da cantora de pop/funk Lexa e ocorrerá no sábado (13) no Píer do Santa Inês à partir das 16h.

Conheça os seis eixos do Novo Amapá Jovem:

  • Amapá Jovem na Escola: busca incentivar estudantes em vulnerabilidade socioeconômica e pessoal, a partir de 15 anos de idade, a permanecerem na escola;
  • Amapá Jovem Universitário: vai garantir a permanência de jovens de 16 a 29 anos no ensino superior, matriculados em instituições públicas ou privadas, beneficiários de programas como Prouni e FIES;
  • Amapá Jovem no Campo: contempla a faixa etária de 15 a 29 anos e vai garantir inserção no mercado de trabalho rural, com visão empreendedora e foco nas oportunidades locais e regionais;
  • Amapá Jovem Estagiário: vai proporcionar experiência de estágio, garantindo empregabilidade e protagonismo. Pode participar jovens de 16 a 24 anos, que estejam cursando ensino médio ou superior;
  • Amapá Jovem Cidadão: propõe a permanência na escola, além de inserção no mercado de trabalho e na sociedade para jovens de 15 a 29 anos, que estejam cumprindo medidas socioeducativas ou penas restritivas de liberdade;
  • Amapá Jovem Protagonista: vai incentivar a participação social da juventude na elaboração e execução de ações para desenvolver o Amapá Jovem.
Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe um comentário

Outras Notícias