
Sobre a mudança de coloração nas águas do rio Cupixi, no município de Porto Grande, nesta terça-feira, 11, o Governo do Amapá informa que constituiu uma força-tarefa composta por representantes das Secretarias de Meio Ambiente (Sema), Saúde (Sesa), Segurança (Sejusp), Assistência Social (Seas), Corpo de Bombeiros Militar e Defesa Civil para atuar junto aos órgãos municipais na investigação da causa, na contenção dos danos e no suporte às comunidades da região.

Até o momento não há registro de famílias afetadas, mas a área atingida está localizada no Igarapé Água Preta, que deságua no rio Cupixi, impactando na pesca e no consumo de água potável para quem vive no local. Além da avaliação dos danos ambientais, o Governo do Estado monitora a necessidade de envio de água mineral, kits de alimentos e combustível.
Uma equipe do Grupo Tático Aéreo (GTA) fez um sobrevoo na área, mas devido as fortes chuvas nesta tarde, precisou retornar por segurança. As ações voltam na quarta-feira, 12. A Prefeitura de Porto Grande foi orientada a decretar estado de calamidade e o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional foi acionado para ajuda humanitária.
A CSA Equatorial já está com uma investigação em curso sobre a análise da água, para identificar a origem da coloração. Além disso, irá informar de hora em hora a captação de água no município.