Como parte da política de desenvolvimento e com objetivo de melhorar a qualidade no atendimento da população que utilizar o transporte marítimo, pelo Rio Amazonas, para chegar ou sair de Macapá, o Governo do Estado iniciou a primeira fase da construção do Terminal Hidroviário no píer 2 do Trapiche Santa Inês.
A medida integra o Plano de Governo da gestão que prevê a retomada das obras estruturantes do Estado. O espaço vai receber uma área coberta para passageiros, guichê para venda de passagem, lanchonete, passarela de acesso ao local de embarque até as embarcações, e banheiros.
As estruturas que o espaço nunca teve, serão feitas cumprindo as recomendações da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), como destaca o secretário de Estado da Infraestrutura, David Covre.
“Tanto os viajantes quanto as empresas que operam com barcos vão ter um ambiente adequado para poder desenvolver as suas atividades, com uma área exclusiva também para embarque de cargas e um espaço todo qualificado para que as embarcações possam operar e atender dentro dos padrões”, reforçou o secretário.
A conclusão da obra, que é executada totalmente com recursos do Tesouro Estadual, no valor de mais de R$ 1,4 milhões, está prevista para quatro meses, de acordo com o prazo contratual, mas o Governo do Estado trabalha para antecipar o cronograma e fazer a entrega antes desse período.
Além do retorno do plano de obras, que reafirma um compromisso da gestão, e da função finalística que é a entrega de terminal hidroviário para atender amplamente a população, a execução das atividades impacta positivamente na economia local com a geração de empregos.