
O Governo do Amapá atuou junto ao Ministério do Turismo para o reconhecimento de uma das mais tradicionais manifestações religiosas e culturais do estado. A Festa de São Tiago foi incluída no calendário nacional do Ministério do Turismo, uma ferramenta on-line que reúne os principais eventos e festividades de todo o país e amplia a oferta regional de programações turísticas.
“Além de agregar valor à imagem dos destinos turísticos locais, a meta do Governo é incluir mais programações com as nossas agendas oficiais e mostrar o que o Amapá tem de melhor a oferecer aos turistas que buscam planejar suas viagens pela Amazônia brasileira”, reforça a secretária de Turismo (Setur), Anne Monte.

Tradição e fé
A Festa de São Tiago ocorre desde 1777 no município de Mazagão, entre os dias 16 e 28 de julho, e conta a aparição do padroeiro como um soldado anônimo, que lutou ao lado do povo cristão contra os mouros e garantiu a vitória no conflito.
A tradição, que completa 246 anos em 2023 e inclui rituais religiosos, cavalhadas e teatro a céu aberto, tem como ponto alto a encenação das batalhas nos dias 24 e 25 de julho, quando é celebrado o dia de São Tiago.
Quem compartilha da emoção dessa festa, que mobiliza toda a comunidade, é o mazaganense Luciano Videira, de 26 anos, que interpretou São Tiago nos últimos três anos.
“É uma sensação única e uma honra fazer parte desse momento, todos nós que vivemos em Mazagão esperamos ansiosos por essa festa desde já convidamos a todos para participar conosco”, contou Videira.