Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Festa de São Tiago é inserida no calendário nacional de eventos do Ministério do Turismo

O Governo do Amapá atuou junto ao Ministério do Turismo para o reconhecimento de uma das mais tradicionais manifestações religiosas e culturais do estado. A Festa de São Tiago foi incluída no calendário nacional do Ministério do Turismo, uma ferramenta on-line que reúne os principais eventos e festividades de todo o país e amplia a oferta regional de programações turísticas.

“Além de agregar valor à imagem dos destinos turísticos locais, a meta do Governo é incluir mais programações com as nossas agendas oficiais e mostrar o que o Amapá tem de melhor a oferecer aos turistas que buscam planejar suas viagens pela Amazônia brasileira”, reforça a secretária de Turismo (Setur), Anne Monte.

Tradição e fé

A Festa de São Tiago ocorre desde 1777 no município de Mazagão, entre os dias 16 e 28 de julho, e conta a aparição do padroeiro como um soldado anônimo, que lutou ao lado do povo cristão contra os mouros e garantiu a vitória no conflito.

A tradição, que completa 246 anos em 2023 e inclui rituais religiosos, cavalhadas e teatro a céu aberto, tem como ponto alto a encenação das batalhas nos dias 24 e 25 de julho, quando é celebrado o dia de São Tiago.

Quem compartilha da emoção dessa festa, que mobiliza toda a comunidade, é o mazaganense Luciano Videira, de 26 anos, que interpretou São Tiago nos últimos três anos.

“É uma sensação única e uma honra fazer parte desse momento, todos nós que vivemos em Mazagão esperamos ansiosos por essa festa desde já convidamos a todos para participar conosco”, contou Videira.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe um comentário

Outras Notícias

PL vai com Furlan em Macapá

O atual prefeito de Macapá, Antônio Furlan, anunciou em suas redes sociais que o Partido Liberal, atual sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro, estará em seu

Leia Mais »