Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Curso aprimora Sistema de Inteligência da Segurança Pública

Aconteceu nesta segunda-feira (14), no auditório do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a aula inaugural do 1º Curso de Inteligência Policial, coordenado pelo tenente coronel Kleber Silva, da Diretoria de Inteligência da Polícia Militar do Amapá, para membros da segurança pública de várias unidades. O I CIP/2023 é destinado ao ensinamento das diretrizes de inteligência.

Sessenta agentes, sendo cinquenta e dois da PM; dois do Corpo de Bombeiro Militar; cinco da Polícia Civil e um da Polícia Rodoviária Federal, participam da especialização que conta com o fundamental apoio das instituições que integram o Sistema de Inteligência.

Para o coordenador, o 1° Curso de Inteligência Policial marca um divisor na segurança pública do estado.

“É um curso da mais elevada importância, porque ele vai capacitar esses policiais a atuarem na atividade de inteligência da segurança pública, que é uma especialidade que serve pra assessorar os comandos das unidades operacionais nas suas tomadas de decisões, sobretudo, nos planejamentos das operações. A inteligência, da essa consciência situacional do ambiente, do modos operandes do criminoso. É por meio da inteligência que se chega a análise criminal, o que direciona as nossas ações na ponta da lança, com o emprego do policiamento ostensivo”, explicou o tenente coronel Kleber Silva.

Os alunos terão conhecimentos teóricos e práticos, com palestras ministradas por especialistas como o superintendente da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN).

“Já iniciamos com temas sobre inteligência de estado, além disso, teremos instruções, aulas sobre a doutrina de inteligência, aspectos jurídicos, operações de inteligência , produção de conhecimento, inteligência de fronteira , inteligência de movimentos sociais, de crimes violentos contra o patrimônio, insurgência criminal, ou seja, um conjunto de conhecimentos que servirão para embasar esse policial no assessoramento do seu respectivo comandante”, finalizou o coordenador.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe um comentário

Outras Notícias