O presidente licenciado da Ordem dos Advogados do Brasil no Amapá (OAB-AP), Auriney Brito, foi eleito nesta segunda-feira (15) para ocupar assento destinado à advocacia no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) no biênio 2024/2026. O pleito contava com doze candidatos, disputando duas vagas reservadas à OAB, o amapaense saiu vitorioso ao lado da advogada Greice Stocker, representante do Rio Grande do Sul.
O próximo agora envolve a sabatina da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal. Durante esta etapa, as indicações serão analisadas antes de uma nova votação. Posteriormente, o plenário do Senado também avaliará as indicações antes de proceder com uma votação final.
“Tenho muito orgulho da minha caminhada acadêmica, das produções científicas, mas o que me encorajou para essa candidatura, para representar a advocacia brasileira no CNMP, sem dúvida, foram as gestões que estive à frente da advocacia do meu amado estado do Amapá. Foi lá, no dia a dia, que pude conhecer os dilemas, servir a advocacia e conhecer aquelas dores”, contou.
Por fim, os nomes serão encaminhados à Presidência da República, que realizará a nomeação e publicação oficial dos eleitos.
Quem é Auriney Brito?
Amapaense, ele é filho do ex-desembargador Manoel Brito e atuante na advocacia desde 2005. Ele foi eleito e reeleito presidente da OAB no Amapá. Além disso, ele coordena a Comissão Especial de Energia da OAB Nacional, nomeado pelo Presidente José Alberto Simonetti.
Fonte Portal Ney Pantaleão