Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Prefeito de Kourou prevê fim do visto para entrada na Guiana Francesa em seis meses

O prefeito de Kourou, François Ringuet, anunciou mudança nas políticas de fronteira entre o Brasil e a Guiana Francesa. Ele prevê que em um prazo de seis meses, os brasileiros não mais precisarão de visto e passaporte para entrar no território da Guiana Francesa. Esta declaração ganha mais relevância diante do histórico pouco aproveitado da ponte Binacional que conecta Oiapoque, no Brasil, a Saint-Georges, na Guiana Francesa.

Inaugurada há sete anos, a estrutura de 378 metros, que custou milhões e milhões aos cofres brasileiros, permaneceu praticamente inutilizada para os brasileiros, que somente podiam contemplá-la à distância ao passar por Oiapoque.

Atravessar a ponte Binacional atualmente implica em uma série de exigências burocráticas para os brasileiros, incluindo a apresentação de passaporte, visto e o pagamento de um seguro no valor considerável de 250 euros, equivalente a cerca de R$ 1.350 na moeda brasileira. Enquanto isso, os cidadãos franceses desfrutam do acesso livre à travessia, sem as mesmas exigências.

Essa mudança nas políticas fronteiriças pode ser um dos desdobramentos da visita oficial do presidente francês, Emmanuel Macron, ao Brasil, durante a qual se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A relação entre os dois países, especialmente na área da fronteira franco-brasileira, ao longo do Rio Oiapoque, tem sido tema de discussão entre o Governo do Estado e a bancada federal há anos.

Fonte: Site Ney Pantaleão

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe um comentário

Outras Notícias

CNJ afasta magistrado do Amapá

O ministro Luis Felipe Salomão, corregedor Nacional de Justiça, determinou o afastamento cautelar do juiz da vara de Execuções Penais de Macapá/AP, João Teixeira de

Leia Mais »