PF deflagra Operação Route 156 contra fraudes em contratos do DNIT no Amapá

Macapá (AP) – A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (22), a Operação Route 156, com o objetivo de investigar um esquema de fraudes em licitações e desvio de recursos públicos federais em contratos de manutenção e recuperação da rodovia BR-156, no estado do Amapá. A ação conta com apoio da Controladoria-Geral da União (CGU/AP).

Segundo as investigações, o esquema envolve servidores da Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/AP) e empresas beneficiadas em ao menos quatro pregões eletrônicos supostamente fraudados, que resultaram em contratos superiores a R$ 60 milhões.

A apuração indica que as licitações foram manipuladas para simular competitividade, com propostas fictícias, cláusulas restritivas nos editais e omissões deliberadas de fiscais e gestores diante de irregularidades. A prática teria permitido o direcionamento dos contratos e o favorecimento de empresas ligadas ao grupo investigado.

Durante a operação, a PF cumpriu dez mandados de busca e apreensão em endereços localizados no Amapá (6), Minas Gerais (3), Mato Grosso do Sul (1) e Amazonas (1). As ordens judiciais foram expedidas pela 4ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amapá.

Além das buscas, a Justiça Federal determinou o afastamento cautelar por 10 dias do superintendente do DNIT/AP e de uma servidora da autarquia, ambos suspeitos de envolvimento direto no esquema.

A Justiça também ordenou o bloqueio de R$ 8,06 milhões em bens e valores dos investigados — quantia correspondente a saques em espécie e movimentações financeiras atípicas detectadas durante a investigação.

Os alvos da operação poderão responder, de acordo com a participação de cada um, pelos crimes de fraude à licitação, organização criminosa, prevaricação, violação de sigilo funcional, tráfico de influência e lavagem de dinheiro.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe um comentário

Outras Notícias

Banco Mercantil chega ao Amapá

Nos últimos 12 meses, instituição financeira inaugurou 50 pontos de atendimento em diversas cidades e capitais do país O Banco Mercantil, instituição financeira voltada ao

Leia Mais »