O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convidou o presidente da França, Emmanuel Macron, para participar da Cúpula da Amazônia, que será realizada nos dias 8 e 9 de agosto, no Hangar Centro de Convenções, em Belém. Até o momento, o Itamaraty confirma a presença do francês no evento.
A França foi convidada para a Cúpula da Amazônia por conta da Guiana Francesa, que é um território francês localizado na América do Sul, fazendo fronteira com o Brasil e Suriname. A Guiana Francesa também integra a floresta amazônica.
Lula afirmou que convidou o presidente francês pessoalmente em um encontro recente na França. “Seria importante que ele viesse, porque não é ficar falando da Amazônia lá da Europa. Venha conhecer a Amazônia. Venha ver como você o povo ribeirinho, como vivem os nossos indígenas”, disse Lula em entrevista coletiva.
Macron tem sido um dos principais interlocutores do presidente brasileiro na União Europeia e os dois estiveram juntos, em Paris, no fim de junho, no âmbito de um fórum econômico.
O presidente francês tem uma forte relação com a Amazônia e já debateu várias vezes sobre os incêndios na região. Em eventos pela Europa, Macron chegou a afirmar que a Amazônia “é um tesouro de biodiversidade e um tesouro para o nosso clima, graças ao oxigênio que ela emite e ao carbono que ela captura”.
Fonte: Roma News