Consumo de salgados pulou de 11% em 2017 para 15% em 2022
Os brasileiros passaram a consumir mais coxinhas, esfihas e pacotes de salgadinhos e menos refeições prontas, mostra pesquisa divulgada nesta quarta-feira (08) pela consultoria Kantar. A empresa de dados de consumo fez comparações entre 2019 e os dados mais recentes, de 2022, em relação aos hábitos fora de casa. A Kantar associa o comportamento ao aumento do preço das refeições em período de alta inflacionária e crise econômica.
Os salgados passaram de 11% da preferência em 2019 para 15% em 2022. Enquanto isso, as refeições completas caíram de 7% para 4%, respectivamente. O principal motivo segundo economistas ouvidos pela nossa reportagem é a economia na hora do almoço.
Sem previsão de trégua para o trabalhador, a inflação dos alimentos têm levado os brasileiros a se alimentar cada vez pior. Além de situações como vendas de ossos, peles de frango e outros itens que antes eram jogados fora ou doados aos clientes, agora os brasileiros estão trocando o arroz e feijão do dia a dia por lanches quando é preciso se alimentar fora de casa.
O resultado dessa troca é o que se chama de insegurança alimentar leve, que é quando as pessoas passam a se alimentar com produtos de qualidade inferior por estarem preocupados se haverá comida na mesa nos próximos meses. No Brasil, hoje há pelo menos 60 milhões de pessoas nessa situação.