Startup que criou café feito com caroço do açaí recebe apoio do programa Centelha

Engenho do Café de Açaí foi uma das empresas apoiadas pelo programa na 2ª edição. Para este ano, o Centelha distribuirá R$ 155 milhões para startups de todo o Brasil

A Engenho Café de Açaí, foodtech do Amapá que comercializa blends de café elaborados com caroço do açaí, é uma das empresas que cresceu por meio do impulsionamento da última edição do Programa Centelha – que em 2025 conta com um investimento de R$ 155 milhões destinados ao apoio a soluções inovadoras. A iniciativa contribuiu para o desenvolvimento e projeção da startup no mercado por meio de capacitação empreendedora, bolsas e subvenção econômica. 

Criada em Macapá pelo casal Valda Gonçalves e Lázaro Gonçalves, a Engenho Café de Açaí nasceu da inquietação de transformar resíduos da agroindústria do açaí em produtos com valor agregado. Com este intuito, o caroço do açaí, que representa cerca de 80% do volume do fruto e é descartado em grandes quantidades diariamente na Amazônia, tornou-se matéria-prima para a criação de sua bebida inovadora que substitui o café tradicional. 

Promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pela FINEP com o CNPq, o Centelha desempenhou um papel decisivo na transformação da inovação proposta pela Engenho Café de Açaí em um negócio de alto impacto ambiental e econômico. “É um caso de sucesso que reforça a importância do apoio do programa como alicerce para alavancar ideias com potencial transformador que promovem o desenvolvimento regional e a sustentabilidade ambiental”, ressalta  Públio Ribeiro, coordenador geral do Centelha no MCTI.  

A startup deu seus primeiros passos com experimentações caseiras e ganhou o impulso necessário para crescer, se estruturar e gerar transformação ambiental em escala nacional após participar da iniciativa que conta com a parceria da Fundação CERTI e do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP). “Com os recursos e suporte técnico do programa Centelha, foi possível validar o produto, realizar testes laboratoriais, iniciar registros e desenvolver novas linhas, como cápsulas e blends”, aponta Lázaro Gonçalves, diretor de exportação e um dos fundadores da empresa. 

Com presença principalmente no Amapá, Pará e São Paulo, a startup  já reaproveitou cerca de 200 toneladas de caroço de açaí nos últimos cinco anos, contribuindo para a redução da emissão de metano e combatendo o descarte inadequado de resíduos sólidos. Seu faturamento atual é de R$700 mil por ano, com previsão de ultrapassar R$1,5 milhão até 2027, com a entrada em novos mercados e exportação dos produtos.

Sobre o Centelha 

O Programa Centelha incentiva a transformação de ideias inovadoras em negócios com potencial de impacto econômico e social. Voltado a pessoas físicas, oferece capacitações empreendedoras e recursos financeiros. Em sua terceira edição, o programa chega a todos os 26 estados e ao Distrito Federal com a expectativa de apoiar mais de 1.100 projetos pelo país. A iniciativa é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) e a Fundação CERTI. Em duas edições, o programa já apoiou mais de 1.640 startups e envolveu mais de 65 mil empreendedores em todo o Brasil. 

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